Bem Estar

Atividade Física

Todo mundo sabe que uma alimentação saudável e balanceada é importante para manter o peso, ter saúde etc. Mas o que muitas pessoas não sabem é que uma alimentação errada pode prejudicar até mesmo na hora de praticar atividade física. Pode fazer com que o rendimento seja menor.

O exercício físico potencializa a formação de radicais livres e, quando essa produção ultrapassa a capacidade de defesa antioxidante do organismo, estabelece-se a condição conhecida como “estresse oxidativo” responsável por aumentar a incidência de diversas lesões, alterar o sistema imunológico e reduzir o desempenho.

Carne – as proteínas são muito importantes na construção e reparação dos músculos. Fontes de proteínas: carnes em geral, aves, peixes, ovos, leite e derivados, soja, feijão. Melhores são as carnes magras em preparações como grelhadas, assadas e cozidas.

Arroz – o arroz é um dos principais alimentos da população brasileira e muita gente não sabe que ele pode ser um aliado na busca por resultados em atividades físicas. O carboidrato, principal nutriente do arroz, fornece energia, disposição, dá volume aos músculos (glicogênio) e participa ativamente na recuperação do corpo após os exercícios.

Outras fontes importantes de carboidratos são o macarrão, o pão, a batata, a mandioca, entre outros. Sempre que possível, dê preferência às versões integrais.

Azeite – apesar de dever ser consumido com moderação, os alimentos fonte de lipídios, a qual pertence o azeite, não devem ser excluídos da alimentação. Eles colaboram com o fornecimento de energia para o exercício e recuperação. Mas prefira as fontes de gordura vegetal e peixes.

Vitamina C – o morango é fonte de vitamina C, que atua na melhora do sistema imunológico e auxilia na redução de gordura. Além disso, é um poderoso antioxidante. Outros alimentos fontes de vitamina C são: laranja, acerola, caju, couve.

Germe de trigo – uma das principais fontes de vitamina E, que além de ser antioxidante, também favorece o metabolismo muscular. Os óleos vegetais também são excelentes fontes da vitamina E.

Castanha do Pará – ela tem propriedades antioxidantes e traz o selênio que é importante para o bom funcionamento da tireóide – responsável por “regular” nosso metabolismo. Peixes e frutos do mar são também fontes de selênio.

Mas de maneira geral, uma dieta rica em verduras, legumes, frutas, e equilibrada em carboidratos, proteínas e lipídios, vai garantir energia e ajudar a conquistar os resultados desejados com a atividade física.